- Estágio 1: É a fase de sonolência, onde o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nessa fase a pessoa pode ser facilmente despertada;
- Estágio 2: Dura em média de 5 a 15 minutos. No estágio 2 a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo cai. É bem mais difícil de despertar o indivíduo.
- Estágio 3: Muito semelhante com o estágio 4, diferencia-se apenas em relação ao nível de profundidade do sono, que é um pouco menor.
- Estágio 4: Dura cerca de 40 minutos. É a fase onde o sono é muito profundo.
Após a fase 4, o indivíduo retorna ao estágio 3, estágio 2 e então entra na fase conhecida como REM (movimento rádio dos olhos).
Durante o REM ocorre a paralisia fisiologia do corpo, chamada "atonia REM" que é responsável pela integridade física do organismo uma vez que a pessoa pode se mexer enquanto dorme e acabar se machucando.
Imagine abrir os olhos, e não conseguir movimentar seu corpo, e ainda por cima não ter controle total da respiração, isso ocorre quando o cérebro e os músculos do corpo se dessincronizam.
Ficar consciente antes do corpo “acordar” caracteriza a aterrorizante experiência, onde as pessoas não podem se mexer, falar ou gritar. A paralisia pode durar de alguns segundos até cerca de 5 minutos.
As possíveis causas da paralisia são:
-agenda de sono irregular
-stress elevado
-sono induzido através de medicamentos como anti-histaminas
-nível elevado de cansaço
É bem comum que as pessoas que sofreram a paralisia do sono, confundam com um sonho,isso pode explicar muitos relatos de sonhos onde as pessoas veem deitadas na cama e impossibilitadas de se moverem, e de acordo com os cientistas,justificaria relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.
As alucinações que costumam acompanhar a paralisia do sono ajudam a aumentar as chances das pessoas que passam acharem que tudo não passou de um sonho, pois objetos imaginários aparecem no quarto, se misturando com os objetos normais.
Para reforçar, assista o vídeo abaixo:
Paralisia no mundo:
-Na cultura Hmong, paralisia do sono descreve uma experiência chamada "dab tsog" ou "demônio apertador".Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.
-Na cultura vietnamita, a paralisia do sono é conhecida como "ma de", que significa "segurado por um fantasma". Muitas pessoas nesta cultura acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas causando a paralisia.
-Na China, paralisia do sono é conhecida como "corpo pressionado por um fantasma" ou "cama pressionada por um fantasma".
-Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari, que significa literalmente "atado ao metal".
-Na cultura popular húngara a paralisia do sono é chamada "lidércnyomás" e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como "lidérc" (aparições), "boszorkány" (bruxas), "tündér" (fadas) ou "ördögszerető".
-No brasil, a paralisia do sono pode ter originado a lenda da Pisadeira, segundo a qual, durante o sono, uma mulher lendária pisa sobre o peito da pessoa que está dormindo, enquanto esta vê tudo e não pode fazer nada.
Fontes:
brasilescola.com/curiosidades/fases-sono.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono
hospitaldaher.com.br/daher/paralisia-do-sono-o-que-e-como-tratar
tanaweb.info/wp-content/uploads/paralisia-do-sono1.jpg
pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono
hospitaldaher.com.br/daher/paralisia-do-sono-o-que-e-como-tratar
tanaweb.info/wp-content/uploads/paralisia-do-sono1.jpg